23 de abril de 2008

A força do Engenhão


O Botafogo venceu a Portuguesa por 2 a 1 em um jogo emocionante. 45.000 botafoguenses lotaram o Engenhão e empurraram a equipe durante toda a partida, até mesmo quando o time cedeu o empate e pareceu meio perdido em campo. Com o resultado o Botafogo é a primeira equipe classificada às quartas de finais da Copa do Brasil, e aguarda o vencedor do confronto entre Atlético MG e Náutico.

Como aconteceu contra o River do Piauí, quando 30.000 torcedores compareceram para incentivar a equipe, o Botafogo cresceu no ritmo de sua torcida e conseguiu uma importante vitória, que confirma a excelente campanha na temporada. O primeiro gol foi uma pintura de Lúcio Flávio. O Maestro cobrou com perfeição uma falta do meio da rua, colocando a bola no ângulo do goleiro André Luís, que ficou estático. Lúcio ainda colocaria a bola na cabeça de Fábio, no segundo gol alvinegro. Cristian fez pra Lusa.
Quando o Botafogo ganhou a licitação e ficou com o Engenhão, a torcida sabia que uma nova era estava começando. Um estádio próprio é muito importante para as contas de um clube. Várias ações de marketing podem ser feitas quando se é o dono da casa. Os torcedores do Botafogo parecem ter entendido isso e vêm comparecendo em peso aos jogos. O time do Botafogo tem um excelente retrospecto no estádio. O fato de a equipe treinar no Engenhão pode explicar esse desempenho.
Em uma competição como a Copa do Brasil o Engenhão pode ser decisivo. Com uma vaga para a Libertadores em jogo e a presença de mata-mata, a torcida tem que jogar junto com o time.
E essa química acontece entre Botafogo, torcida e Engenhão.

A afirmação de Vanessa da Matta

Vanessa da Matta lidera as indicações ao 15º Prêmio Multishow de Música Brasileira. Ao lado de Capital Inicial, Charlie Brown Jr., Maria Rita e NX Zero, Vanessa vai concorrer em 4 categorias (confira lista completa abaixo).
Seu mais recente trabalho, o álbum "Sim", conta com uma verdadeira seleção de músicos. Mario Caldato (Beastie Boys, Marisa Monte) e Kassin (Orquestra Imperial e +2) na produção, o baterista Sly Dunbar e o baixista Robbie Shakespeare (uma das cozinhas mais conhecidas do reggae) no instrumental de várias canções, além da participação de Ben Harper na bilíngüe "Boa sorte/Good luck". Aliás esta faixa é uma pérola e concorre ao prêmio de "Melhor Canção. As outras indicações são nas categorias "Melhor Cantora", "Melhor Show" e "Melhor CD".
Mesmo que não ganhe, as indicações já são suficientes para que o trabalho de Vanessa da Matta seja visto com outros olhos pela crítica conservadora. Afinal de contas, ao lado de Maria Rita, Vanessa é uma das poucas coisas boas no atual cenário musical brasileiro.
Confira abaixo a lista dos indicados:


Melhor música
“Tá perdoado” – Maria Rita
“Pela última vez” – NX Zero
“Exttravasa” – Babado Novo
“Boa sorte/Good luck” – Vanessa da Mata
“Não precisa mudar” – Ivete Sangalo e Saulo Fernandes

Melhor CD
CPM 22 – “Cidade cinza”
Maria Rita – “Samba meu”
Capital Inicial – “Eu nunca disse adeus”
Vanessa da Mata – “Sim”
Pitty – “(Des)concerto ao vivo”

Melhor clipe
NX Zero – “Pela última vez”
Pitty – “Pulsos”
Capital Inicial – “Aqui”
CPM 22 – “Nossa música”
Charlie Bown Jr. – “Pontes indestrutíveis”

Melhor DVD
“Multishow ao Vivo” – Ivete no Maracanã
Pitty – “(Des)concerto ao vivo”
Zélia Duncan – “Pré pós tudo bossa band”
Cidade do Samba – “Vários”
Paralamas do Sucesso – “Ao vivo Rock in Rio I (1985)”

Melhor cantora
Ana Carolina
Claudia Leite
Ivete Sangalo
Maria Rita
Vanessa da Mata

Melhor show
Ana Carolina – Dois Quartos
Rita Lee – Pic Nic
Vanessa da Mata – Sim
Charlie Brown Jr. – Ritmo, Ritual e Responsa

Melhor grupo
NX Zero
Charlie Brown Jr.
CPM 22
Jota Quest
Natirruts

Melhor cantor
Di Ferrero (NX Zero)
Samuel Rosa
Caetano Veloso
Dinho Ouro Preto (Capital Inicial)
Chorão (Charlie Brown Jr.)
Revelação Strike
Ana Cañas
Vanguart
Diogo Nogueira
Scracho

Instrumentista
Davi Moraes – guitarra
Marco Túlio – guitarra – Jota Quest
Radamés Venâncio – piano – Ivete Sangalo
Yves Passarell – guitarra – Capital Inicial
Bino – baixo – Cidade Negra