25 de janeiro de 2021

Rogério Ceni e Flamengo: histórico já indicava relação conflituosa

Ceni deixou o Fortaleza pela segunda vez para assumir o que considerava ser o melhor plantel do Brasil


O casamento que começou promissor, com juras de amor de ambos os lados e a expectativa de uma relação duradoura, pode estar próximo do fim. Sem conseguir emplacar uma sequência de boas atuações e com escalações e substituições aparentemente sem sentido, o treinador caiu em desgraça com a torcida e com boa parte da diretoria, tornando sua permanência até o fim do campeonato um fardo para todos os envolvidos.

Quando desembarcou no Rio de Janeiro para assumir o Flamengo, Rogério Ceni deixava pra trás (mais uma vez) a estabilidade no Fortaleza para assumir o atual campeão da América. Respaldado pelo bom desempenho na capital cearense e pelo rótulo de "técnico da nova geração", Ceni era a cara do que a diretoria rubro-negra buscava incessantemente desde a saída de Jorge Jesus: um técnico moderno, capaz de fazer o time da Gávea jogar um futebol vistoso e vencedor. Incríveis dois meses depois, viu ruir sua relação com a torcida e já mostra sinais de que o clima no vestiário já não é dos melhores. Apesar de surpreendente para muitos, uma análise da carreira do treinador já apontava que o sucesso na Gávea não seria tão simples assim.

Em sua curta carreira à beira do campo, Rogério conquistou quatro títulos. A Série B do Campeonato Brasileiro (2018), dois campeonatos cearenses (2019 e 2020) e a Copa do Nordeste (2019), todos com o Fortaleza. Até aí tudo bem. Mas foram as suas incursões em times com maior nível de exigência que já deixavam uma ideia do que aconteceria no Flamengo. Tanto no São Paulo, onde chegou como maior ídolo da história, como no Cruzeiro, teve sérios problemas de relacionamento com diretoria (São Paulo) e elenco (Cruzeiro). Mesmo que não tenha culpa direta nos dois casos, a dificuldade de relacionamento é uma característica que acompanha Ceni desde os bons tempos como jogador.

Sempre articulado e com inteligência acima da média entre os jogadores de futebol, Rogério teve uma carreira repleta de polêmicas e desafetos. Desde a conturbada proposta do Arsenal, que oficial ou fabricada rendeu ao jogador punição à época, até a briga na Seleção Brasileira por ter que raspar a cabeça, passando por atritos no vestiário com companheiros de time, até o famoso desentendimento com Ney Franco e tantos outros. Certo ou errado, Ceni nunca foi um cara fácil de lidar. Como jogador, quase sempre compensava dentro de campo, com belas defesas e muitos gols de falta. Fora dele, tem menos poder de decisão e acaba perdendo a confiança dos comandados, algo que fica cada vez mais evidente no Flamengo.
Dificuldade de relacionamento com medalhões parece ser o principal problema do técnico



Nesse contexto, parecia óbvio que o Ninho do Urubu não era o ambiente ideal para Ceni dar continuidade à sua promissora carreira como técnico. Principalmente um ano depois da maior campanha da história do rubro-negro e à sombra do trabalho impecável de Jorge Jesus - que já havia feito sua primeira vítima, o catalão Domènec Torrent. Em meio ao sucesso dos estrangeiros no Brasil, ainda hoje há quem não admita um técnico brasileiro no comando da equipe mais estruturada do Brasil. 

Pra piorar, por convicção ou vaidade, Rogério Ceni vem tomando sucessivas decisões questionáveis e pouco populares entre os rubro-negros. Não que o trabalho seja um deserto de ideias. Elas existem, mas não parecem boas. A insistência em Vitinho, a sua visão de incompatibilidade de Gabigol e Pedro (se dois centroavantes não podem jogar juntos, como explicar a entrada do jovem Rodrigo Muniz?) e o fraco desempenho coletivo, fazem a situação do técnico ficar cada vez mais delicada no Rio de Janeiro.

Em sua chegada, o técnico trouxe na bagagem bons números. No São Paulo, 34 partidas, com 14 vitórias, 11 empates e 9 derrotas. No Cruzeiro, seu pior momento, apenas 8 jogos, sendo 2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. No Fortaleza, somando as duas passagens, 153 jogos, sendo 81 vitórias, 33 empates, 39 derrotas e posto de maior técnico da história do clube. No Flamengo, sequer consegue superar o criticado Dome. Sob o comando do catalão, o rubro-negro teve 64% de aproveitamento. Com Ceni, apenas 48% de aproveitamento até o momento em 15 jogos, sendo 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Sua equipe marcou 23 gols e sofreu 19. Números pouco consistentes para o elenco que tem em mãos.

O discurso da diretoria é o de manutenção do trabalho ao menos até o fim da temporada. A sete pontos do Internacional, líder do campeonato, o Flamengo tem chances reais de título. Pode reduzir a diferença para quatro pontos já na próxima quinta, quando enfrenta um Grêmio que cogita escalar reservas. Depois enfrenta Sport (fora), Vasco (casa), Bragantino (fora), Corinthians (casa),  Inter (casa) e São Paulo (fora). Para ser campeão, terá que jogar muito mais do que vem jogando. Resta saber se Rogério Ceni saberá se reinventar, ou morrerá abraçado com suas ideias.