22 de abril de 2008

Joel vai pra Copa

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, anunciou na última segunda-feira que o técnico Joel Santana deixa o comando da equipe rubro-negra logo após a segunda partida da final do Campeonato Carioca 2008. Joel aceitou uma proposta irrecusável para substituir Carlos Alberto Parreira no comando da seleção da África do Sul.

Uma grande recompensa para um dos mais vitoriosos treinadores do nosso futebol. Com seu jeito simples e espontâneo, Joel chegou a ser ridicularizado várias vezes pela mídia. Chamado de retrógrado, o treinador que nunca abandonou sua prancheta foi campeão pelos quatro grandes do Rio.

O trabalho de Joel no Flamengo, quando pegou a equipe na zona de rebaixamento e conseguiu a classificação para a Libertadores abriu os olhos dos críticos, que reconheceram a competência do treinador. Foi carregado nos braços da torcida rubro-negra e renovou o contrato para comandar a equipe na Libertadores. Este ano vinha mantendo o bom desempenho, garantindo a classificação do Flamengo para a próxima fase da Libertadores e chegando à decisão do Campeonato Carioca.
Se sua saída vai influenciar o rendimento do Flamengo na decisão, não dá pra saber. Eu acredito que os jogadores vão se empenhar ainda mais para dedicar um possível título a ele.
É claro que se o Flamengo não ganhar vão atribuir a Joel a perda o título. Bobagem...

Considerado por Romário o melhor técnico com quem trabalhou, Joel agora tem a grande chance de sua carreira. Sua contratação repercutiu muito na imprensa internacional, que cogitava nomes como Sven-Goran Eriksson (sueco que comandou o English Team) e até Felipão.
Participar de uma Copa é uma experiência marcante na carreira de qualquer técnico. Treinar a seleção anfitriã então, chega a ser um prêmio ao simpático Joel.

Nenhum comentário: