1 de maio de 2008

Ayrton Senna do Brasil!

Como medir a importância de um ídolo para um país? Como medir a importância de Ayrton Senna para o Brasil?

Senna começou sua carreira no kart, aos 13 anos, e conquistou o título sul-americano em 1977, além do vice-campeonato mundial. Em 1981, Senna fez sua estréia na Fórmula Ford e conquistou o título na categoria logo em sua primeira temporada. Em 1982, ele foi para a Fórmula 2000 e terminou o ano como campeão inglês e europeu, além dos recordes de 21 vitórias, 15 pole positions e 21 voltas mais rápidas. Antes de ingressar na Fórmula 1, Senna passou pela Fórmula 3 Inglesa, e conquistou mais um título. Na principal categoria do automobilismo, o tricampeão conquistou 41 vitórias e 65 pole positions, sendo considerado por muitos até hoje, o maior piloto de todos os tempos.

Os que apontam Michael Shumacher como o maior podem ter um dose de razão. Afinal o alemão foi campeão da principal categoria do automobilismo mundal 7 vezes. Bateu a maioria dos recordes. Porém, em termos de carisma, atitude e representatividade mundial, Shumi nunca ultrapassará Ayrton.

O que dizer de um piloto que pára seu carro para socorrer um companheiro preso em um carro em chamas? Ou um piloto capaz de vencer um corrida com apenas uma marcha.
Seu último recorde a ser quebrado, o de 65 poles, causou uma veradeira crise de choro no alemão, em plena coletiva pós-GP. Pode buscar no youtube!
Senna mudou a rotina do brasileiro. Acordar mais cedo aos domingos para vê-lo guiar passou a fezer parte da vida de cada um de nós.
Quantas pessoas deixaram de acompanhar corridas desde aquele primeiro de maio em que Senna passou reto na curva Tamburello?
Nem a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) consegue calcular! Em nota, afirmam que "os números de audiência em todo o mundo nunca mais foram os mesmos".
Na opinião de Bernie Ecclestone, dono da Fórmula 1, Senna será sempre insuperável. "Ayrton tinha um carisma que Schumacher não foi capaz de transmitir. Fernando Alonso ainda tem tempo para conquistar isso, mas ainda está muito longe de transmitir emoções parecidas às que Senna despertava nas pessoas", afirmou em 2007.

Para nós brasileiros, o dia de hoje é de tristeza, por lembrar a perda de nosso maior herói. Porém, vale também como uma forma de lembrar tudo que Ayrton fez e faz por nós. O Instituto Ayrton Senna atende a 400 mil crianças brasileiras!
14 anos depois fica uma certeza: Senna jamais será esquecido.


Valeu Ayrton!!!

Nenhum comentário: