19 de setembro de 2008

O desafio de Renato


Em sua segunda passagem como treinador do Vasco, Renato Gaúcho terá o maior desafio de sua carreira. Não que o título da Copa do Brasil do ano passado tenha sido fácil. Muito menos que a histórica campanha na Libertadores desse ano não tenha sido um grande teste em sua carreira como treinador. Porém, a atual situação do Vasco é muito mais complicada do que parece.
Após anos sobre o comando de Eurico Miranda, o Vasco disputa seu primeiro campeonato sem o manda chuva. O que se percebe nos jogadores e na torcida, é uma mistura de confiança no ídolo eterno Roberto Dinamite, e total insegurança no novo presidente Roberto. Prova disso são as constantes explosões de Edmundo, que chegou a dizer que o Vasco está "desprotegido". O lado emocional da equipe está em frangalhos, ou alguem se lembra de uma equipe que teve o goleiro expulso em duas partidas seguidas, terminando os jogos com jogadores de linha no gol?

A aposta da diretoria em Renato parece uma boa. Conhecido como um grande motivador, Renato chega com a missão de levantar o moral do elenco e conquistar pontos que afastem o Vasco do fantasma do rebaixamento. Experiência não lhe falta. Em sua primeira passagem por São Januário, em 2005, tinha uma missão semelhante: tirar a equipe da zona rebaixamento. No entanto, naquela ocasião, o treinador tinha mais do que 13 partidas para conseguir cumprir a sua meta.

Nenhum comentário: