29 de abril de 2010

Vitória da defesa


A Inter de Milão é finalista da Champios Legue após segurar o poderoso Barcelona em pleno Camp Nou lotado. Jogando com um jogador a menos por 68 minutos (Thiago Motta foi justamente expulso após acertar uma cotovelada no adversário), o time de José Mourinho deu uma aula de defesa para os catalães, que apostavam na força ofensiva de uma equipe que conquistou a Europa com um futebol vistoso e eficiente. A derrota por 1 a 0 valeu ao time de Milão a vaga na decisão, onde enfrenta o Bayern de Munique, que eliminou o Lyon com uma sonora goleada na França.

É óbvio que futebol se decide em campo e que os jogadores resolvem a partida. Mas é impossível não creditar a importante classificação da Inter ao técnico português José Mourinho. Conhecido tanto por seu talento como por seu temperamento difícil, Mourinho é uma figura cada vez mais respeitada no futebol mundial.

Após o título da Champions League em 2004, com o Porto, e um trabalho excelente na Inglaterra, onde comandou o Chelsea, Mourinho chegou a Milão como a grande aposta da diretoria da Inter. Montou uma equipe que, se não apresentava um futebol brilhante, sempre mostrou eficiência. Lidera o Campeonato Italiano e caminha com grandes chances para um fim de temporada perfeito: o título nacional e o continental.

Sempre às turras com a imprensa italiana, com a qual ficou sem falar por muito tempo, Mourinho foi recebido nessa quinta-feira, em Milão, por uma multidão de jornalistas e torcedores apaixonados.

Os jornais italianos se renderam ao futebol de resultado apresentado pelo time de Mourinho. "Inter, muro de glória", é a manchete do jornal esportivo, "Gazzetta dello Sport", sediado em Milão e um dos principais da Itália. O "Corriere della Sera", também de Milão, destaca o "coração de finalista" da Inter. O jornal fala também sobre "o muro de Mourinho", o comparando à "linha Maginot", o sistema de fortificação das fronteiras francesas durante a Segunda Guerra Mundial.
No "Corriere dello Sport", com sede em Roma, a manchete é "Inter heroico". O jornal diz que o time milanês "resistiu sem tremer" ao Barcelona.
"Coração Inter", é que traz a capa do "La Repubblica", que define a tática de Mourinho como "uma verdadeira obra prima defensiva" e que fez "o Barcelona cair na armadilha".

Além de eliminar o Barcelona, time do melhor jogador do mundo e apontado como o grande favorito ao título, a Inter provou mais uma vez que futebol é um esporte coletivo, em que um grupo unido e consciente do que deseja seu treinador, dificilmente será derrotado.
Na grande final dese ano, disputada em Madri, onde todos esperavam ver o clássico espanhol Real e Barça, os italianos da Inter e os alemães do Bayern prometem um duelo emocionante entre times que têm na defesa sua arma mais letal.

4 comentários:

Gilberto disse...

Mourinho é o cara!

Tiago Vieira disse...

O Messi bem que poderia jogar o futebol de ontem na Copa...
Lúcio acabou com ele!

Márcio Santos disse...

Não tem técnico melhor que esse...
Na boa, Mourinho deveria assumir a Seleção Brasileira depois da Copa!
Com ele ganharámos a Copa 2014 aqui no Brasil!

Luís Felipe disse...

Grande jogo!
A Champions League é um espetáculo que a Globo deveria transmitir mais vezes.
Parabéns pelo blog!