16 de março de 2011

Vitória de campeão


A vitória da Internazionale de Milão ontem, em Munique, foi a maior conquista de Leonardo como treinador. Não apenas pelas dificuldades normais em confrontos dessa fase na Liga dos Campeões, mas, sobretudo pela forma como a equipe se comportou no segundo tempo.

A Inter chegou na Allianz Arena, em Munique, com um enorme desafio. Há 15 anos uma equipe não conseguia a classificação após uma derrota na partida de ida, em casa. E não foi uma vitória qualquer. Após abrir o marcador com um gol relâmpago (e irregular) de Eto'o, a equipe comandada por Leonardo viu o Bayern tomar o controle do jogo, virar o placar com gols de Gomez  (em nova falha de Julio César) e Muller, e só não ampliar a vantagem pela falta de pontaria de seus atacantes. 

Veio o intervalo e as coisas começaram a mudar. Com uma outra postura, a Inter retomou o domínio logo nos primeiros minutos da segunda etapa. Aos 5 minutos, Leonardo ousou e tirou o inoperante Stankovic para a entrada do jovem Phillipe Coutinho. A partir daí, o que se viu foi uma grande partida. Se não tecnicamente, ao menos em movimentação e entrega.

 O gol de Sneijder, aos 17 minutos, colocou fogo na partida. O resultado ainda classificava os bávaros, mas o crescimento da Inter no jogo dava indícios do que viria a acontecer. Após muito atacar, deixando espaços para perigosos contra ataques puxados pelo francês Ribery, Pandev fez o gol da vitória e da classificação aos 43 do segundo tempo. Destaque para a boa jogada de Eto'o em cima do zagueiro brasileiro Breno.

Fim de jogo e classificação histórica. Festa em campo, principalmente para dois brasileiros. Os jogadores fizeram o famoso "montinho" no técnico Leonardo, que comprova a cada partida seu futuro promissor, e homenagearam o goleiro Julio César.

Ninguém questiona a qualidade técnica de Júlio César. Certamente será lembrado como um dos grandes goleiros da História do futebol brasileiro. Porém desde dua falha contra a Holanda na Copa do Mundo, o arqueiro parece ter passado por uma fase obscura. Seguidas lesões, falha no jogo de ida, ainda em Milão, e outra falha no jogo de ontem. Se o resultado ontem fosse diferente, certamente boa parcela de culpa cairía nos ombros do goleiro brasileiro. 

Há quem diga que "a bola pune". Porém, em uma dessas justiças que o futebol invariavelmente proporciona, os jogadores da Inter correram dobrado, partiram para o ataque, conseguiram a classificação e a dedicaram a Julio César. Justo.
Agora Inter de Milão se junta ao Barcelona de Messi, Xavi e Iniesta, e ao Real Madri de Cristiano Ronaldo e Mourinho, na lista de favoritos ao título da mais importante competição inter-clubes do mundo.

8 comentários:

Carlos Henrique disse...

Foi realmente um jogão! Muito merecida a classificação! Vou torcer mto pelo título do INter!!! Abração e parabéns pelo blog!

leo disse...

quero ver contra o barça

Anderson disse...

Não achei o Stankovic inoperante. Mesmo que o time tenha melhorado com a entrada do Coutinho, nao vejo grande méritos do Leonardo nisso.

Anderson disse...

Alias, na epoca do Mourinho o time tb ganhou do Bayern e jogava tao bem quanto ontem, o que mostra que o Leonardo nao fez nada demais.

Nelson Oliveira disse...

Olá Anderson! Concordo quando diz que o time da Inter jogava bem com o Mourinho. Mas não rendeu com o Rafa Benítez, treinador experiente e respeitado pelo bom trabalho desenvolvido no Liverpool.
O bom futebol voltou com a chegada do Leonardo, o que certamente lhe confere méritos na vitória de ontem. Abraço!

Anderson disse...

Ok.. O Leonardo pode sim ter os meritos. Mas esse time ainda não me convenceu.

Gilberto disse...

O Leonardo ainda vai ser técnico sa Seleção Brasileira. Isso se não for convidado pra assumir a Seleção italiana antes, afinal o cara é muito querido por lá.. Ou você acha que ser querido pelas torcidas de Milan e Inter é pra qualquer um???

Nelson Oliveira disse...

Realmente ele é muito querido por lá, Gilberto. Mas pra ser convidado para assumir a Azzurra vai ter que conquistar muitos títulos.
Infelizmente os técnicos brasileiros ainda não têm muito prestígio no futebol europeu.
Em relação à Seleção Brasileira, acredito que é um forte candidato para o futuro.
Abraço!