2 de setembro de 2008

Robinho na Inglaterra


Acompanho a novela envolvendo Robinho, Real Madrid e Chelsea ha mais de 2 meses. Ainda durante a EURO 2008, quando Felipão foi anunciado como novo treinador do Chelsea, Robinho já deixava claro que não permaneceria em Madri. Tudo porque os merengues incluíram Robinho em uma proposta que pretendia levar o português Cristiano Ronaldo para o Santiago Bernabéu. Sentindo-se desvalorizado como moeda de troca, Robinho adotou então a mesma postura de quando forçou a barra para se transferir do Santos para o Real Madrid. Foi à imprensa expressar o desejo de sair, o que causou a ira dos dirigentes e torcedores do Real.A diferença entre Santos e Real Madrid fica evidente no desfecho da história. Na época, o Santos preferiu não entrar em atrito com a jovem estrela. Robinho bateu o pé querendo jogar no Real e seu desejo foi prontamente atendido. Dessa vez, no Real, a história foi diferente.
O presidente Ramon Calderon exigiu de Robinho uma postura profissional. O recado foi direto: "Quer sair, rescinda o contrato unilateralmente". O que na prática significa dizer que Robinho deveria pagar uma multa de 150 milhões de dólares e se transferir tranquilamente para onde quisesse.

É óbvio que Robinho não pagaria este valor, porém, em mais um ato de imaturidade, o jogador ameaçou encerrar a carreira caso não fosse atendido. Isso mesmo. Robinho ameaçou parar de jogar futebol profissionalmente caso o Real não cedesse à sua vontade.

O Real Madrid viu que o "garoto-problema" não poderia mesmo permanecer. Porém, ao contrário do Santos, não cedeu às vontades do jogador. Na última hora aceitou uma proposta milionária de outro clube inglês, o Manchester City.

A decisão de Robinho em brigar para sair de um dos maiores times do mundo é inacreditável. Mesmo sentindo-se desvalorizado, Robinho era o camisa 10 de Real e contava com a confiança do treinador. Disputaria a Liga dos Campeões com reais possibilidades de título.

Agora terá que jogar no primo pobre da cidade Manchester, disputar o campeonato inglês sem condições de brigar pelo título, e disputar uma sem graça Copa da Uefa.
Com certeza não era o que Robinho havia imaginado para esta temporada.

Nenhum comentário: