16 de dezembro de 2008

Remixagem e Remasterização II


Pegando um gancho no nosso papo sobre a polêmica que envolve o relançamento de álbuns históricos, vamos falar sobre um que promete muitas discussões.
O Pearl Jam, uma das mais relevantes e interessantes bandas remanescentes do grunge de Seattle, anunciou em seu site o o relançamento do histórico disco Ten, que impulsionou a banda para o estrelato em 1991, com mais de 12 milhões de cópias vendidas. O lendário álbum chega às lojas em março de 2009, com nova mixagem e masterização, o que para o fanático público da banda é certeza de polêmica.
O Pearl Jam sempre foi uma banda peculiar. Cresceu à sombra do Nirvana, mesmo apresentando trabalhos sólidos aliados a uma performance ao vivo de muita qualidade. Talvez por isso tenham rompido com a imprensa americana e parado de dar entrevistas por um longo tempo. Mesmo longe dos holofotes, a banda continuou produzindo bons álbuns e atraindo cada vez mais fãs.
A diferença deste relançamento para outros (como o de Jimmy Hedrix) é na diferença de tempo para o original. Enquanto os originais de Hendrix são dos anos 60, o do Pearl Jam é de 1991. Praticamente quando o trabalho de Hendrix foi remixado. E talvez esteja aqui um bom argumento contra os relançamentos. Relançar nos anos 90 uma obra gravada praticamente de forma amadora para os padrões atuais faz todo sentido. Porém, será mesmo relevante e inovador lançar um trabalho até certo ponto recente, como é o caso do Pearl Jam?

Não tenha dúvidas que vai vender muito. Pensando nisso o lançamento sai em 4 diferentes versões. Super Deluxe Edition, Deluxe Edition, Legacy Edition e Vinyl Collection.
A edição Super Deluxe, que não sai por menos de U$140,00, é a mais completa, inclundo dois CDs com músicas originais do Ten retrabalhadas pelo produtor Brendan O’Brien; um DVD do MTV Unplugged de 1992, com a inédita apresentação de Oceans em som surround 5.1; quatro LPs, destacando o álbum Drop in the Park (registro do show no Magnuson Park, em Seattle, em setembro de 1992); além da réplica da fita demo original Momma-Son, que resgata as músicas Alive, Once e Footsteps.
Pode parecer muito interessante para os fãs, porém pra quem espera grandes diferenças sonoras para o trabalho original, o lançamento pode não agradar tanto assim.

Nenhum comentário: