26 de fevereiro de 2010

A competência de Joel



Existem pessoas que são especiais. Aquele tipo de gente que sempre acaba atraindo coisas boas, melhorando o dia dos outros. Esse tipo de gente geralmente não se gaba de tal poder. Pelo contrário. Geralmente atribuem a outros fatores seu sucesso. Joel Santana é uma dessas figuras.

Sujeito sereno, boa praça e brincalhão, Joel construiu uma carreira vitoriosa sem muitas polêmicas e com pouca badalação. Sempre mantendo a simplicidade e os pés no chão. Isso em um meio onde os profissionais cada vez mais tentam transformar um esporte em ciência.

Programas de computador, palestras, terno e gravata à beira de campo, métodos bizarros de treinamentos... Nada disso consta na cartilha de Joel. Prancheta na mão,uniforme da comissão técnica, conversa ao pé do ouvido e muita experiência. Este é Joel Santana, campeão estadual pelos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro.

Chegou a ser ridicularizado por sua simplicidade. Os novos gênios da crônica esportiva, que em sua maioria nunca pisaram em um campo de futebol, questionavam sua metodologia. Seu inglês macarrônico virou piada mundial! Sua prancheta então... essa cansou de apanhar.

Essas pessoas se esquecem que experiência não se encontra em computadores. Vivência no futebol, conhecimento tático, e, por que não, talento, não se mede pelo terno que se usa.

A conquista da Taça Guanabara à frente do Botafogo é só mais uma prova da competência de Joel. Um elenco limitadíssimo (a conquista não pode esconder esse fato), com o lado psicológico mutilado por uma goleada histórica em pleno Engenhão... Nada disso foi capaz de impedir que o técnico vencesse mais uma decisão de turno. Detalhe: ele nunca perdeu uma!

Joel Santana é um dos melhores e mais vitoriosos técnicos de futebol do Brasil. Se você não concorda, comece a rever os seus conceitos...

2 comentários:

João Coutinho disse...

Tá aí uma figura unica do futebol.
Grande Joel!

Zé Carlos disse...

Boa aposta do Botafogo!
Melhor reforço pro Carioca!