4 de maio de 2010

Neymar não vai à Copa

Às vésperas de Copa do Mundo é tradição no Brasil a mobilização de imprensa e torcida pela convocação de determinado jogador. Coincidência ou não, parece que com a aproximação do maior evento do futebol munidal, alguem que não faz parte dos planos do treinador da Seleção começa a se destacar a ponto de ser figura "indispensável" para o sucesso na Copa.

É o que acontece nesse momento com Neymar. O garoto que acabou de completar 18 anos e que até o ano passado era reserva do Santos, é agora o queridinho do país do futebol, e presença garantida na lista dos 180 milhões de "técnicos" do Brasil.

Eu acho que o Neymar é uma promessa. Um jogador com enorme potencial e que pode, sem dúvidas, se tornar peça chave da Seleção na Copa de 2014. Mas definitivamente não acho que ele mereça a vaga para a Copa da África. Alguns jogadores estão na frente na briga por essa vaga.

Ronaldinho Gaúcho é o primeiro nome dessa lista. Por mais que tenha se mostrado displicente e pouco interessado nas últimas temporadas, é um jogador que tem experiência em Copas, algo que falta ao grupo de Dunga. Sua habilidade e talento nunca foram questionados. É um "fora de série" e pode desequilibrar a qualquer momento. Reencontrou seu bom futebol na Itália e tem sido a principal arma do Milan na temporada.
Ronaldinho será fundamental para a Seleção em caso de lesão de Kaká. Ou será que o Dunga vai entregar a armação das jogadas a Julio Baptista ou Elano?


Outros jogadores também fizeram mais do que Neymar por essa vaga. Diego, apesar da fraca campanha da Juventus esse ano, é um jogador experiente e com várias passagens pela Seleção. Entre os convocados na era Dunga ainda estão Diego Souza, Alex (ex-Internacional), Hernanes, entre outros.
Todos esses jogadores têm uma vantagem sobre Neymar: tratam-se de realidades, não promessas.
Até mesmo o garoto Paulo Henrique Ganso seria muito mais útil para a Seleção do que Neymar. Não vejo outro jogador com as características de Ganso no grupo. Se é pra levar algum dos garotos, eu levaria o Ganso.
Mas não me parece ser do perfil do Dunga armar uma surpresa dessas.

É normal e legítimo que o povo clame por algum jogador. Mas é inadmissível que comentaristas, técnicos e profissionais do futebol vendam a idéia de que se Pelé foi pra Copa aos 17, Neymar pode ir com 18. Pelé é Pelé. Não tem comparação.
Dunga já mostrou-se coerente com suas convicções e, pra bom entendor, está mais do que claro que Neymar não tem a mínima chance de ser a grande surpresa na lista oficial da Copa.

5 comentários:

João Paulo disse...

Neymar é craque e tem que ser convocado!

Marcelo disse...

Acho esse Neymar mascarado demais!!!!
Ganso joga muito mais que ele...

Diego disse...

Sou muito mais o Diego que o neymar! Ronaldinho tb nao pode ficar de fora dessa Seleção.
Po Dunga, abre o olho!

RafaFLU disse...

Tinham é que naturaizar o Conca!
Ele é muito mais habilidoso que todos os outros e nao vai ser chamado pelo Maradona!

Mauricio disse...

Ronaldinho e mais 10!