22 de março de 2011

Francesco Totti: Maior que o Coliseu para os romanistas

Um dos jogadores mais importantes da História do futebol italiano acaba de atingir uma marca impressionante. Francesco Totti é o sexto maior goleador da competição, com 201 gols, cujo recordista é Silvio Piola, com 274. Agora ele está a apenas 4 gols da marca de Roberto Baggio, que marcou 205 ao longo de sua carreira no Calccio.

Apesar das inúmeras polêmicas, o camisa 10, de 34 anos, é o maior ídolo da Roma. Totti ingressou na equipe da capital italiana em 1989, com apenas 13 anos e de lá nunca mais saiu. 
O que pouca gente sabe é que por pouco Totti não vestiu a camisa rossonera do Milan. Dias depois de sua estréia como profissional, aos 16 anos, toca o telefone na casa da família Totti. Fiorella, mãe do jogador, atende, e do outro lado da linha está Ariedo Braida, diretor do Milan. "Senhora, Francesco será acolhido no Milan com todas as honras. Será acompanhado nos estudos. E a parte econômica não será problema", disse Braida. A resposta veio sem pestanejar: "Francesco só quer a Roma".
É por essas e por outras que na Itália existe uma máxima de que "Francesco é maior que o Coliseu para os romanistas". Tendo recusado inúmeras propostas faraônicas para sair do clube, dentre as quais feitas por times como Chelsea e Real Madrid, ele se tornou um dos maiores ícones do futebol italiano.

Assista a todos os 201 gols de Totti pelo Campeonato Italiano!

2 comentários:

Carlos Henrique disse...

CRAQUE!

J. Carlos disse...

Eu achava ele marrento, mas hoje vejo que ele é um cara que veste a camisa, da Roma e da Azzurra, com raça e dedicação. Grande jogador!