2 de abril de 2012

A invencibilidade que não convence

Loco Abreu comemora gol: uruguaio vive pior início de temporada pelo Botafogo
O Botafogo empatou com o Fluminense e conseguiu manter a maior invencibilidade entre os clubes da Série A até aqui, ao lado do Atlético Mineiro. Já se vão 16 jogos desde a última derrota do alvinegro que, mesmo assim, não consegue empolgar sua torcida. A desconfiança tem motivo: após encantar o país durante quase todo o Brasileirão do ano passado, a equipe teve uma grande queda de rendimento que culminou com a perda da vaga na Libertadores. O desempenho pífio foi a senha para a demissão de Caio Júnior e a contratação do experiente e vitorioso Oswaldo de Oliveira.

Desde que assumiu a equipe, o técnico fez questão de enaltecer o trabalho de seu antecessor mantendo, inclusive, o mesmo esquema tático (4-2-3-1). Com base e esquema mantidos, somados à chegada de poucos reforços (entre eles os bons Andrezinho e Fellype Gabriel), Oswaldo deixou claro para a torcida que o time que decepcionou na reta final do ano passado teria uma segunda chance. Eis o problema.
Andrezinho chegou e logo assumiu a camisa 10
Irritada com mais um fracasso, a torcida não consegue aceitar a presença de alguns jogadores na equipe titular. Mesmo com a saída de Alessandro, muito vaiado em todos os jogos do ano passado, as presenças do displicente Fábio Ferreira e do atrapalhado Márcio Azevedo incomodam os torcedores, que se recusam a comemorar a invencibilidade. E têm lá sua razão.
Menos badalado que Andrezinho, Fellype Gabriel fez gols importantes e conquistou a torcida
Dos 16 jogos sem saber o que é derrota, o Botafogo empatou nada menos que oito! Isso inclui dois empates com o Treze da Paraíba e nos clássicos com Fla e Flu. A história quase sempre é a mesma: a equipe começa bem, controla o jogo, abre o placar e... cede a igualdade. Foi assim na Taça Guanabara com o Flamengo e ontem, pela Taça Rio, contra o tricolor. Dessa forma, o Botafogo consegue a proeza de ter que lidar com a desconfiança de sua torcida mesmo estando tão distante das derrotas.

A volta de Jobson, que aos poucos readquire ritmo, e a busca no mercado por um zagueiro e dois laterais pode trazer a torcida novamente para o lado do time. Porém, uma eventual queda na Copa do Brasil pode tornar o ano do Glorioso um verdadeiro calvário...

Nenhum comentário: