19 de abril de 2008

O Som dos Cavalera


Quando Max Cavalera saiu do ônibus da banda após uma briga, em 1996, o Sepultura e a família Cavalera nunca mais foram os mesmos. Max começou um novo projeto, o Soulfly em 1997 e Iggor seguiu com os integrantes originais (Andreas Kisser e Paulo Jr) do Sepultura e o novo vocalista, o americano Derrick Green. Ambos mantiveram o sucesso profissional e a total distância pessoal.

Nove anos e oito meses após o episódio do ônibus, Max e Iggor Cavalera se reecontraram como irmãos. A iniciativa partiu de Iggor e foi aceita com entusiasmo pelo irmão. O entusiasmo foi tanto que Max convidou o irmão para um novo projeto musical, o Cavalera Conspiracy.

Muito diferente do metal do Sepultura, o som partiu de materiais não aproveitados pelo Soulfly, e que Max considerava parecido ao som do Nailbomb, projeto dos irmãos que rendeu dois discos em 1994 e 1995. A sonoridade impressiona e anima os fãs. É pesado e tem um frescor difícil de encontrar no cenário musical atual. Max define o objetivo do Cavalera Conspiracy: um som novo pra galera que quer ouvir como os Cavalera tocam juntos.

Max é uma lenda perdida do rock brasileiro. Não mantém muito contato com o Brasil, talvez porque sempre fez muito sucesso no mercado americano. Iggor ainda é um dos melhores bateristas do mundo, mesmo se dizendo "desiludido com o metal". O som do Cavelra Conspiracy corresponde a todas as expectativas ,e como já era de se imaginar, os irmãos Cavalera já estão na estrada, tocando na Europa e nos Estados Unidos. Fica a torcida por uma apresentação no Brasil.




Nenhum comentário: